Bloco de Rega de Ferreira, Figueirinha e Valbom, Monte Cardim 5
As escavações efetuadas, entre 3 e 7 de Agosto de 2009, no sítio do Monte Cardim 5 surgiram após a identificação, no decurso da decapagem para a Conduta Principal do Bloco de Ferreira, de uma sepultura escavada no geológico, com cobertura de lajes de xisto e cerâmica de construção, enquadrada no período romano.
Foram abertas duas sondagens, tendo-se detetado, com efeito, uma sepultura romana/tardo-romana, no corte Oeste da vala, parcialmente destruída pela sua abertura. Composta por uma tampa de lajes de xisto, por uma interface negativa de contornos sub-rectangulares, esta sepultura albergava um indivíduo – jovem adulto – com uma orientação O→E.
A peculiaridade desta estrutura consiste na “selagem” de xisto, provável reutilização de uma estrutura pré-histórica existente no mesmo alinhamento Norte, a cerca de 200 m de diferença.
Os resultados obtidos, as medidas de desmonte levadas a cabo durante o processo de escavação e o facto de a vala se encontrar aberta na sua totalidade na fase de excussão da intervenção arqueológica, levou-nos a sugerir apenas a cobertura da interface da sepultura com geotêxtil, antes do enchimento da vala.