Bloco de Rega de Ferreira, Figueirinha e Valbom, Sub-estação de Ferreira 3
Os trabalhos realizados no sítio Sub-estação de Ferreira 3 enquadraram-se numa perspectiva de minimização de impactes decorrentes da execução do Bloco de Rega de Ferreira, Figueirinha e Valbom, sub-bloco de Ferreira (Fase de Obra). Os trabalhos foram efectuados entre os dias 3 e 5 de Agosto de 2009.
Neste sítio havia sido identificada uma estrutura negativa, parcialmente afectada, de funcionalidade e cronologia indeterminadas, no decurso dos trabalhos de acompanhamento da abertura de vala para a instalação da conduta CP. Tendo em conta a dimensão estimada da estrutura, estabeleceu-se a realização de uma sondagem manual de 1,5 m x 1,5 m, totalizando 2,25 m2.
Não foi possível aferir qual seria a sua função primária, uma vez que, estamos em crer, as realidades intervencionadas deveriam corresponder a um momento de abandono da estrutura. Mesmo este segundo momento de utilização, embora genericamente classificável como de colmatação, não ofereceu dados que nos permitissem discernir dos mecanismos mentais e funcionais que ditaram esta opção.
Em termos cronológicos, foi-nos também impossível atribuir taxativamente uma datação, uma vez que os parcos materiais arqueológicos exumados não foram reveladores de nenhum horizonte concreto. Apesar disso, e dado que as poucas cerâmicas de que dispusemos eram manuais, pudemos enquadrar este conjunto na Pré-História Recente ou Proto-História.
Tendo em conta a frequência deste tipo de estruturas negativas, bem como a residual componente artefactual que foi exumada desta em concreto, que impediu a sua avaliação cronológica e funcional, e estando esgotado o potencial arqueológico que daqui podia advir, uma vez que foi escavada na íntegra e o seu registo gráfico, fotográfico e topográfico realizados, não se preconizaram medidas de minimização adicionais.