Bloco de Rega de Brinches, Sub-Bloco Charneca, Monte da Charneca 2
No sítio de Monte da Charneca 2, fora identificada, no decurso de ações de acompanhamento de obra, uma mancha de sedimento e uma interface negativa, de funcionalidade e período cronológico indeterminados, encontrando-se parcialmente afectada.
Tendo em conta esta ocorrência, estabeleceu-se em reunião prévia de campo a realização de uma sondagem manual, totalizando 4 m2. Os trabalhos decorreram no dia 13 de Maio de 2009.
A interface, genericamente definida como depressão no substrato geológico, apresentou uma formação presumivelmente de origem natural, não se identificando qualquer material arqueológico embalado no depósito que a colmatava.
Tendo em conta que não se tratava de uma estrutura negativa antrópica, mas sim de uma depressão presumivelmente natural, e que não foram exumados quaisquer materiais arqueológicos, esgotou-se assim o potencial arqueológico que daqui poderia advir. Assim, estando completo o seu registo gráfico, fotográfico e topográfico, não se preconizaram medidas de minimização adicionais.