Bloco de Rega de Brinches, Sub-Bloco Contendinha, Vila Jorge
Os trabalhos realizados no sítio Vila Jorge enquadraram-se na execução do Bloco de Rega de Brinches. Neste local havia sido identificada uma interface, de funcionalidade e cronologia indeterminadas, no decurso do acompanhamento da abertura de vala para a instalação da Conduta Principal.
Tendo em conta a dimensão da estrutura negativa, estabeleceu-se em reunião prévia de campo a realização de uma sondagem manual, totalizando 9 m2. Os trabalhos decorreram de 2 a 6 de Abril de 2009.
Durante a intervenção foi escavada uma estrutura negativa de planta circular, com um prolongamento até ao corte na zona Sudeste da sondagem, escavada no caliço, de funcionalidade desconhecida. Não foram identificados quaisquer materiais arqueológicos ou outros vestígios de ocupação humana, não tendo sido possível compreender qual a sua funcionalidade.
2.ª FASE
A segunda fase dos trabalhos no sítio Vila Jorge correspondeu a uma possível interface, de funcionalidade e cronologia indeterminadas, registada no decurso dos trabalhos de acompanhamento da abertura de uma caixa para instalação de um hidrante na Conduta Principal.
Considerando esta ocorrência, estabeleceu-se a realização de uma sondagem manual. A intervenção foi executada entre os dias 19 e 21 de Agosto de 2009.
Durante os trabalhos, verificou-se que a área era insuficiente para abarcar a totalidade da estrutura, tendo-se alargado o espaço da sondagem para os 3 m2. Posteriormente, no âmbito do acompanhamento da decapagem para beneficiação do caminho, foi identificada uma nova interface, tendo-se definido uma nova área de 2,25 m2.
A intervenção realizada nesta 2.ª fase permitiu apenas a identificação de duas novas fossas de natureza antrópica, situação que confirma a intensidade de ocupação humana nesta região. No entanto, a ausência completa de espólio arqueológico não permitiu avançar cronologias ou funcionalidades para estas duas estruturas.