Bloco de Rega de Brinches, Sub-Bloco Navegadas, Horta dos Quarteirões 1
No âmbito da minimização de impactes sobre o Património Cultural decorrente da execução do Bloco de Rega de Brinches, foram identificadas, em fase de obra, 5 estruturas negativas no sítio de Horta dos Quarteirões 1, sendo que três delas pareciam fazer parte de uma mesma unidade funcional.
Levou-se então a cabo a escavação arqueológica manual dos 40,25 m2 de sondagens implantadas sobre os depósitos e estruturas negativas identificadas. Os trabalhos decorreram, num primeira fase, entre os dias 5 e 13 de Maio de 2009, e, posteriormente, de 18 de Junho a 1 de Julho de 2009.
Assim, distinguiram-se três tipos diferentes de interfaces: um sub-rectangular, alongado, um de planta circular, tipo fossa e, devido aos condicionamentos impostos pelo corredor de afetação da obra, três segmentos de duas valas tipo fosso, de planta aparentemente circular, unindo-se tangencialmente na sondagem 2.
A atribuição funcional e cronológica das estruturas identificadas nas sondagens 1, 2, 3 e 4 ficou comprometida, uma vez que as suas características formais e a inexistência de materiais arqueológicos não permitiram qualquer conclusão. Na fossa identificada na sondagem 5 foram exumados alguns fragmentos de cerâmica comum enquadráveis no período Medieval.