Bloco de Rega de Ferreira, Figueirinha e Valbom, Vilas Boas 3
No âmbito da minimização de impactes sobre o Património Cultural decorrente da execução do Bloco de Rega de Ferreira, Figueirinha e Valbom, foram identificadas, em fase de obra, 18 estruturas negativas, tipo fossa, no sítio de Vilas Boas 3.
Tendo em conta as dimensões estimadas das estruturas, estabeleceu-se a realização de 14 sondagens manuais, efetuadas em três fases devido a condicionantes impostas pela empreitada, nomeadamente a identificação de outras fossas durante nova decapagem de vala. Assim, a primeira fase decorreu entre 4 e 14 de Agosto de 2009, a segunda entre 24 de Agosto e 22 de Setembro, e a terceira entre 1 e 3 de Dezembro.
A escavação destas realidades revelou a existência de 15 fossas morfologicamente semelhantes, embora de dimensões variáveis, de plano circular, com paredes côncavas e fundo igualmente côncavo ou por vezes aplanado. As restantes 3 estruturas negativas apresentaram planta retangular ou subretangular, paredes retas e fundo plano, também com dimensões variáveis.
A taxativa atribuição funcional e cronológica das estruturas ficou comprometida, uma vez que as suas características formais e os escassos materiais arqueológicos existentes não foram conclusivos. Contudo, e observando as poucas cerâmicas exumadas, pareceram poder enquadrar-se num horizonte medieval, sendo assim provável que as estruturas se tratassem de silos.