Bloco de Rega de Ferreira, Figueirinha e Valbom, Mancocas 4
No âmbito da minimização de impactes sobre o Património Cultural decorrentes da execução do Bloco de Rega de Ferreira, Figueirinha e Valbom, foram identificadas, em fase de obra, duas estruturas negativas, tipo fossa, no sítio de Mancocas 4.
Considerando as dimensões estimadas das estruturas, estabeleceu-se em reunião prévia de campo a realização de uma sondagem manual de 3 m x 2 m e outra de 1,5 m x 2 m, totalizando 9 m2. Os trabalhos foram efetuados entre os dias 10 e 21 de Agosto de 2009.
A atribuição funcional das estruturas ficou comprometida, uma vez que as suas características formais e os materiais arqueológicos exumados não permitiram uma conclusão categórica.
No entanto, a presença de fauna malacológica praticamente intacta (uma concha Pecten Maximus (vieira) em cada uma delas), permitiram-nos supor que o seu enchimento não teria sido de ordem meramente utilitária, ou seja, como lixeira, por exemplo, pelo que se pôs a hipótese de ser indicador de alguma prática ritual, cujo significado e objectivo todavia nos escapou. Além disso, na fossa 1 poderia dar-se o caso de o esqueleto de canídeo exumado ter sido a justificação para a sua abertura.
Em termos de horizonte cronológico, e analisando esses mesmos artefactos e ecofactos, pareceu-nos que ambas se deveriam aproximar da proto-história, mais concretamente da Idade do Bronze.