Bloco de Rega de Ferreira, Figueirinha e Valbom, Monte da Figueirinha 1
A intervenção arqueológica no sítio do Monte da Figueirinha 1 enquadrou-se numa perspetiva de diagnóstico de uma possível estrutura identificada no decorrer da obra do Bloco de Rega da Figueirinha.
Mais concretamente, neste sítio fora identificado um conjunto de blocos de pedra, fragmentos de tijolo e tegulas, aparentemente estruturadas, no decurso do acompanhamento da decapagem para beneficiação do Caminho 17 do Sub-bloco de Figueirinha.
Considerando a dimensão da mancha de materiais, estabeleceu-se, em reunião prévia de campo, a realização de uma sondagem manual, totalizando 6,25 m2. Os trabalhos decorreram entre os dias 22 e 28 de Outubro de 2009.
Os resultados permitiram a identificação de uma estrutura negativa contemporânea, e uma estrutura negativa e outra positiva provavelmente de período romano, tendo em conta a cultura material presente na área intervencionada. As estruturas encontravam-se já destruídas no topo, no entanto, foi possível interpretar o sítio como estando ligado ao escoamento de águas pluviais e aproveitamento das mesmas.
Depois de diagnosticado e compreendido o sítio, propôs-se a colocação de geo-têxtil seguido de uma camada de areia sobre a estrutura para que a estrada em construção não afetasse o poço.