Bloco de Rega de Ferreira, Figueirinha e Valbom, Montes Rabela
A escavação arqueológica realizada no sítio de Montes Rabela, localizado no concelho de Ferreira do Alentejo, distrito de Beja, integrou-se no projecto de Implementação do Sistema de Rega de Ferreira, Figueirinha e Valbom.
Neste sítio identificara-se um conjunto de ocorrências de diferentes características e de época indefinida no decurso da decapagem da camada vegetal na área da vala da Conduta 3.5 do Sub-bloco de Ferreira. Considerando a localização das estruturas e manchas de materiais, estabeleceu-se a realização de 1 sondagem manual totalizando uma área de 8 m².
Os trabalhos foram realizados em duas fases distintas, tendo a implantação da unidade de trabalho e subsequentes trabalhos de limpeza sido realizados em 27 de Julho de 2009. A escavação do local foi retomada em 24 de Novembro de 2009, tendo sido concluída em 4 dias úteis.
A escavação não permitiu identificar a presença de qualquer tipo de estrato, nível ou espólio de natureza patrimonial, na área delimitada pela unidade de trabalho intervencionada.
A vala da Conduta 3.5 projetada para o local referenciado atravessava longitudinalmente as unidades estratigráficas de topo da sondagem 1, onde não se identificou a existência de vestígios de natureza antrópica, à excepção dos depósitos contemporâneos de elementos pétreos, aglomerados nos limites da parcela agrícola para desobstrução e limpeza dos terrenos de lavra adjacentes.
A não existência de qualquer elemento de natureza arqueológica não permitiu determinar quaisquer medidas de minimização adicionais para o espaço, dada a inexistência de elementos de relevância para análise. O processo de minimização operou-se, por este motivo, através do registo.