Subconcessão do Baixo Alentejo, Lanço C, Misericórdia 3
Os trabalhos de escavação manual no sítio Misericórdia 3 (Beringel, Beja) foram realizados no âmbito do projecto de construção da Concessão Rodoviária do Baixo Alentejo (Lanço C) entre os dias 5 e 13 de Setembro de 2011.
Este sítio havia sido identificado no decorrer de ações de acompanhamento arqueológico, tendo sido estabelecida a realização dos seguintes trabalhos de minimização de impacte: 1 sondagem de diagnóstico (num total de 15 m2) utilizando meios manuais.
A escavação arqueológica incidiu nos depósitos de enchimento de uma vala, aberta no substrato geológico, de forma aproximadamente linear. O depósito de formação mais recente era constituído por blocos pétreos (basalto) e fragmentos de cerâmica de construção (destacando-se a presença de tégulas), que assentava num sedimento de matriz argilosa, castanho, sem componente artefactual associada.
Tendo presente as características dos depósitos intervencionados, optou-se por não escavar integralmente a área da vala, remetendo-se para acompanhamento arqueológico a continuação da sua escavação.