Subconcessão do Baixo Alentejo, Lanço C, Misericórdia 4
A escavação arqueológica por meios manuais no sítio da Misericórdia 4, situado ao Pk19+530, foi realizada no âmbito do projeto de construção da Concessão Rodoviária do Baixo Alentejo (Lanço C), entre os dias 27 de Fevereiro e 21 de Março de 2012.
Os trabalhos decorreram da identificação, durante ações de acompanhamento arqueológico, de contextos interpretados como estruturas negativas. Foram então realizados os seguintes trabalhos de minimização de impacte: 5 sondagens de diagnóstico, num total de 18,5 m2.
Esta intervenção revelou a existência de 6 estruturas negativas associadas cronologicamente a um período compreendido genericamente entre a pré-história e a pré-história recente. Na sondagem 5 não foi identificado qualquer tipo de contexto arqueológico. Foram ainda intervencionadas 4 estruturas negativas que foram interpretadas como bioturbações provocadas pela ação de um animal de pequeno/médio porte.
Em relação aos materiais recolhidos, estes resumiram-se a alguma indústria lítica, maioritariamente sobre quartzo, cerâmica manual pouco expressiva e alguma pedra polida caracterizada principalmente pela presença de elementos de moagem.
Após a escavação arqueológica das estruturas negativas, e tendo em conta a ausência de outros vestígios arqueológicos na área circundante, considerou-se que o diagnóstico se encontrava concluído e que a área poderia ser desbloqueada para a progressão da obra com acompanhamento arqueológico.