Subconcessão do Baixo Alentejo, Lanço C, Monte do Arcediago 2
Entre os dias 21 de Julho e 19 de Agosto de 2011, foram realizadas no sítio Monte do Arcediago 2 (PH23.01) ações de escavação arqueológica no âmbito do projeto de construção da Concessão Rodoviária do Baixo Alentejo (Lanço C).
Efetuaram-se quatro sondagens de diagnóstico (com recurso a meios manuais), após a deteção de estruturas positivas, interpretadas como fazendo parte de uma estrutura hidráulica, durante a fase de acompanhamento arqueológico.
Após a execução das sondagens manuais verificou-se a continuação da estrutura nas zonas intermédias, tendo-se por isso optado pela remoção mecânica das terras que se localizavam nestas áreas. A fase seguinte consistiu na limpeza e escavação dos contextos arqueológicos preservados relacionados com a estrutura hidráulica e o respetivo registo gráfico e fotográfico.
No que concerne à cronologia da estrutura, tendo em conta o seu aparelho construtivo, a argamassa (cal e areia, esbranquiçada), assim como a presença de fragmentos de dolium nas imediações, colocou-se a hipótese de se inserir no período romano. A ausência de componente artefactual nos contextos diretamente relacionados com a estrutura condicionou a atribuição de uma cronologia mais fina para a sua construção.
Os trabalhos não contemplaram o desmonte da estrutura hidráulica, ficando por esclarecer algumas questões. A primeira respeitou à formação dos depósitos (constituídos por sedimento e argamassa) registados entre alguns dos pegões. A segunda reportou-se à presença de alguns alinhamentos pétreos, não tendo sido exequível avançar com uma interpretação sustentada relativamente ao seu processo de formação, podendo colocar-se a hipótese de se reportarem a derrubes e construções secundárias (já parcialmente afetadas) associadas à estrutura principal.