Subconcessão do Baixo Alentejo, Lanço C, Vale de Barrancas 1
A escavação arqueológica no sítio de Vale de Barrancas 1 foi executada no quadro do projeto de construção da Concessão Rodoviária do Baixo Alentejo, Lanço C, entre os dias 11 e 18 de Julho de 2011. O sítio arqueológico fora identificado durante o processo de Avaliação de Impacte Ambiental.
Foram efetuadas as seguintes ações de minimização de impacte: 10 sondagens de diagnóstico (num total de 200 m2) utilizando meios mecânicos; 4 sondagens de diagnóstico (num total de 16 m2) utilizando meios manuais.
Estava prevista a realização de mais 6 sondagens manuais, porém, face aos resultados obtidos optou-se por suspender a intervenção. Verificou-se a ausência de contextos arqueológicos preservados nas áreas intervencionadas, uma vez que as evidências arqueológicas observadas se encontravam apenas à superfície do terreno.
Após a realização destes trabalhos, considerou-se que o diagnóstico se encontrava concluído e que a área poderia ser desbloqueada para a progressão da obra com acompanhamento arqueológico.