Subconcessão do Baixo Alentejo, Lanço E, Vale Melhorado 6
Integrada no projeto de construção da Concessão Rodoviária do Baixo Alentejo (Lanço E), a escavação arqueológica no sítio Vale Melhorado 6 decorreu nos dias 30 de Junho e 1 de Julho de 2011. Desenvolveram-se 2 sondagens de diagnóstico (num total de 8 m2) utilizando meios manuais.
Este sítio fora identificado durante o processo de Avaliação de Impacte Ambiental, tendo sido efetuadas 20 sondagens de diagnóstico em fase de RECAPE. Destes trabalhos apenas resultaram evidências arqueológicas preservadas (estruturas negativas com enterramentos) em duas sondagens localizadas fora da área de afetação (Frederico Carvalho, Procesl).
As duas sondagens de diagnóstico realizadas no âmbito desta intervenção localizaram-se numa área onde o proprietário não autorizou em fase de RECAPE a entrada no terreno, tendo o IGESPAR remetido a sua laboração para a fase de obra. Durante a escavação foram recolhidos fragmentos de cerâmica incaracterística e cerâmica de construção muito rolados, indicando encontrarem-se em contexto de deposição secundária.
Após a execução destes trabalhos considerou-se que o diagnóstico se encontrava concluído, tendo a área sido desbloqueada para a progressão da obra com acompanhamento arqueológico, dado que não foram encontrados contextos arqueológicos preservados.