Praça da Figueira, n.º 15, Lisboa
As ações arqueológicas de acompanhamento e escavação realizadas no âmbito do empreendimento de reabilitação do n.º 15 da Praça da Figueira, em Lisboa, decorreram, de forma intermitente, entre os dias 29 de Abril e 17 de Outubro de 2015.
Os trabalhos inseriram-se na Categoria C – ações preventivas a realizar no âmbito de minimização de impactes devidos a empreendimentos públicos ou privados, em meio rural, urbano ou subaquático. Além disso, o n.º 15 da Praça da Figueira encontra-se na Zona de Intervenção de nível I do PDM de Lisboa e em zona abrangida pelo Plano de Pormenor da Baixa Pombalina.
No decurso destes labores, que consistiram na realização de cinco sondagens arqueológicas de diagnóstico e duas sondagens parietais, foi possível perceber que a implantação do atual projeto colidiria com realidades modernas pré-existentes. A intervenção permitiu ainda aferir a diacronia ocupacional do sítio.
Identificou-se um conjunto de estruturas provavelmente de época pré-pombalina, no piso inferior, e um conjunto de estruturas correspondentes aos momentos contemporâneos de ocupação do edificado, no piso térreo, remetendo para uma cronologia enquadrável entre o final do século XVII e século XVIII, numa fase mais recuada de ocupação do espaço. As sondagens realizadas no piso térreo possibilitaram a identificação de vários contextos arqueológicos preservados.