Palácio da Anunciada, Rua das Portas de Santo Antão, n.º 112-126, Lisboa
No quadro do empreendimento imobiliário do Palácio da Anunciada, situado na Rua das Portas de Santo Antão, n.º 112-126, em Lisboa, estes trabalhos arqueológicos foram adjudicados à ERA-Arqueologia pela Geocontrole S.A. e decorreram entre os dias 3 e 12 de Setembro de 2014.
Este edifício situa-se em zona abrangida pela servidão administrativa do património cultural Lisboa Pombalina, estando classificado como Conjunto de Interesse Público, o que implicou a dimensão de um plano de trabalhos arqueológicos consistente na execução de sondagens prévias ao estudo geotécnico a efetuar sobre as sondagens arqueológicas.
Com efeito, foram realizadas quatro sondagens arqueológicas de diagnóstico de cerca de 3 m2, implantadas sobre os poços do plano de prospeção geotécnica até à profundidade em que foram encontradas as bases de fundação das estruturas que se pretendiam analisar. O objetivo preconizado foi concretizado, possibilitando conhecer a estratigrafia existente neste espaço até ao substrato geológico em que assenta a base de fundação das estruturas.
A intervenção permitiu vislumbrar um edifício que esteve ligado às figuras mais incontornáveis do século XVIII e XIX, tendo sido o espaço em que provavelmente se escreveram algumas linhas da nossa história moderna. Contudo, os resultados nas sondagens arqueológicas não obtiveram qualquer materialidade arqueológica, seja significante ou insignificante.