Bloco de Rega de Baleizão-Quintos, Arroteia 14
Os trabalhos realizados no sítio de Arroteia 14 (Salvada, Beja) enquadraram-se numa perspetiva de minimização de impactes sobre o património cultural resultantes da execução do Bloco de Rega de Baleizão-Quintos. Neste local, no decurso do acompanhamento de obra, foram identificadas 5 manchas de argila de formas circulares e subcirculares no substrato geológico.
Tendo em conta a dimensão das incidências e a área de afetação de obra, estabeleceu-se a realização de 5 sondagens manuais, totalizando 10 m2. A intervenção teve como resultado a identificação de 5 estruturas negativas: uma de planta quadrangular; uma de planta retangular; uma de planta irregular; duas de planta circular.
No que se refere às estruturas de planta retangular e quadrangular, não foi registado espólio arqueológico nos seus enchimentos, pelo que não foi possível efetuar o seu enquadramento cronológico. No entanto, quanto à sua funcionalidade, a sua fisionomia é similar à das fossas agrícolas já identificadas em outras intervenções efetuadas neste contexto.
No que diz respeito à estrutura de planta irregular (sondagem 4), a interpretação mais plausível é a de se tratar de uma depressão no terreno de origem natural. Finalmente, quanto às estruturas 2 e 5, o facto de não se terem registado vestígios com valor arqueológico no seu único enchimento preservado não permitiu efetuar a sua caracterização.
Tendo-se procedido à escavação de todos os contextos arqueológicos identificados, não se preconizaram medidas de minimização adicionais para além do acompanhamento arqueológico cuidado dos restantes trabalhos a efetuar nesta área.