ER338 – Beneficiação entre Piornos (KM 34+470) e Manteigas (KM 45+580)
As prospeções arqueológicas realizadas no âmbito do “Quadro de Referência e/ou Caracterização Atual” do projeto: ER338 - BENEFICIAÇÃO ENTRE PIORNOS (KM 34+470) E MANTEIGAS (KM 45+580)” decorreram no dia 19 de junho de 2015.
Não foram detetados nas prospeções realizadas, bem como na pesquisa bibliográfica, sítios arqueológicos na área de incidência direta e indireta da empreitada.
Relativamente às ocorrências patrimoniais registadas no decurso dos trabalhos de campo, salientou-se essencialmente a identificação de elementos patrimoniais edificados de cariz vernacular. Neste quadro, devido às características do projeto – reabilitação e beneficiação – o património mencionado não teria qualquer afetação por parte da empreitada.
No que refere às infaestruturas de apoio à empreitada, designadamente o estaleiro e vazadouro de obra, constatou-se que estes se localizavam em infraestruturas já existentes e já licenciadas para o efeito.
Por outro lado, convém mencionar que os trabalhos relacionados com a reformulação e limpeza de passagens hidráulicas (apenas 10% seria reformulada) consistiriam em zonas sem interesse arqueológico/científico devido à seguinte razão: as passagens hidráulicas e os drenos encontravam-se maioritariamente sob zonas de aterro/locais já bastante escavadas pela anterior empreitada de construção da ER 338.
Por fim, considerou-se que não seria necessário como medida de minimização o acompanhamento arqueológico de obra, isto porque os trabalhos da empreitada incidiriam em ações de reabilitação do traçado em análise e, de acordo com as informações recolhidas (empreiteiro), não seriam realizados trabalhos fora da plataforma da estrada existente.