Circuito Hidráulico Caliços-Pias, Herdade da Torre 3
Os trabalhos arqueológicos realizados no sítio da Herdade da Torre 3, no âmbito da execução do Circuito Hidráulico Caliços-Pias – Fase Prévia à Obra, foram adjudicados à ERA-Arqueologia pela EDIA, Empresa de Desenvolvimento e Infra-Estruturas do Alqueva, S.A., e decorreram de 13 de Junho a 10 de Julho de 2012.
O sítio em questão fora inventariado com o n.º 6 e considerado no Estudo de Impacte Ambiental do Circuito Hidráulico Caliços-Pias como uma mancha de ocupação de cronologia romana.
Estes trabalhos consistiram inicialmente na realização de 3 sondagens mecânicas de diagnóstico na área onde estava projetada a implantação das infraestruturas de rega, num total de 12 m². Porém, dado que se implantou uma das sondagens fora da área a afetar pelo projeto de execução da obra, foi realizada uma 4.ª sondagem, de 4 m², no eixo da vala para a colocação da infraestrutura.
Não foram identificados vestígios de carácter arqueológico, excepto na sondagem 3 (implantada fora da área de afetação), na qual foi identificada uma eventual estrutura negativa cuja interpretação importava esclarecer. Neste sentido, e de acordo com exigência da EDIA e do IGESPAR I.P. extensão de Castro Verde (atual Direção Regional de Cultura do Alentejo), foram preconizadas medidas de minimização que consistiram no alargamento da referida sondagem (3 m² ) e escavação manual dos contextos identificados.
O alargamento da sondagem permitiu confirmar a existência de uma estrutura negativa cujas características sugerem tratar-se de um hipogeu. Refira-se que nos depósitos intervencionados no interior da mesma recolheu-se apenas uma lasca sobre quartzo de cronologia desconhecida, pelo que não foi possível atribuir-lhe uma cronologia exata. Saliente-se que esta realidade foi apenas escavada até aos contextos que tudo indica estariam selados, uma vez que estes não iriam sofrer qualquer tipo de impacte associado à execução deste projeto.
Uma vez que não foram identificados vestígios arqueológicos preservados no decorrer destes trabalhos, propôs-se como medida de minimização o acompanhamento arqueológico durante a abertura da vala para a colocação desta infraestrutura. Na sondagem implantada fora da área de afetação do projeto de execução da obra, onde permanecem contextos preservados, foi colocada uma manta geotextil para uma melhor preservação dos mesmos.