Bloco de Rega de Pias, Monte Branco 4
Desenvolvidos entre os dias 11 de Junho de 2012 (1.ª Fase) e os dias 19 de Julho e 7 de Agosto do mesmo ano (2.ª fase), estes trabalhos foram adjudicados à ERA-Arqueologia pela EDIA, Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas do Alqueva, S.A.
O sítio do Monte Branco 4 fora assinalado com o n.º 29 na sequência de trabalhos de prospeção arqueológica complementares ao Estudo de Impacte Ambiental do Bloco de Rega de Pias, tendo sido classificado como uma mancha de ocupação atribuída ao período Romano.
A intervenção permitiu a identificação de contextos de cronologia romana, correspondentes a um piso com restos de opus signinum, 2 fossas escavadas no substrato rochoso e uma estrutura negativa que poderia estar associada ao cultivo de vinhas em época romana, realidade identificada também no sítio do Monte Branco 3, intervencionado pela mesma equipa.
O sítio do Monte Branco 4 foi interpretado como pertencente ao mesmo sítio arqueológico que o de Monte Branco 3, não só pela sua proximidade, mas também pela similaridade dos contextos identificados em ambos os sítios.
Uma vez que esta área iria ficar submergida pela futura albufeira de Pias e não seria alvo de qualquer movimentação de terras, não se preconizaram medidas de minimização.