Circuito Hidráulico Caliços-Pias, Monte da Capela 5
As ações arqueológicas realizadas no sítio Monte da Capela 5, no âmbito da “Minimização de Impactes sobre o Património Cultural decorrentes da execução do Circuito Hidráulico Caliços-Pias – Fase Prévia à Obra”, tiveram lugar nos dias 16 e 17 de Maio de 2012.
Assinalado e inventariado com o n.º 16 no Estudo de Impacte Ambiental, o sítio em análise havia sido descrito como um afloramento rochoso onde era possível reconhecer alguns cortes que poderiam indicar uma atividade de extração de pedra. Esta pedreira fora enquadrada cronologicamente no período romano, uma vez que se recolhera nas imediações um fragmento de tegulae.
Os trabalhos consistiram na realização de 2 sondagens de diagnóstico dentro da área da albufeira projetada, num total de 8m², assim como no levantamento topográfico e na memória descritiva do local. Comprovou-se a utilização deste afloramento granítico como pedreira, sendo que as características dos entalhes, muito regulares, sugerem a utilização de um meio mecânico ao invés de um escopro na extração da pedra, remetendo deste modo a fase de utilização da pedreira para a época Contemporânea.