Circuito Hidráulico Caliços-Pias, Monte da Capela 6

Estes trabalhos foram adjudicados à ERA-Arqueologia pela EDIA, Empresa de Desenvolvimento e Infra-Estruturas do Alqueva, S.A., e decorreram entre os dias 17 e 30 de Maio de 2012.

O sítio Monte da Capela 6 fora inventariado com o n.º 17 no Estudo de Impacte Ambiental do Circuito Hidráulico Caliços-Pias, tendo sido descrito como um afloramento rochoso onde era possível reconhecer alguns cortes que poderiam indicar uma actividade de extracção de pedra. Era também possível observar o entulhamento com blocos pétreos de uma área específica.

Estes trabalhos consistiram na realização de uma sondagem dentro da área da albufeira projetada, num total de 4 m², numa zona onde já era visível à superfície, o que parecia corresponder a uma escombreira relacionada com a atividade de extração de pedra exercida neste local. Refira-se que foi ainda realizado o levantamento topográfico e a memória descritiva do local.

Tal como no Monte da Capela 5, estes trabalhos comprovaram a utilização deste afloramento granítico como pedreira. Refira-se que as características dos entalhes, muito regulares, sugerem a utilização de um meio mecânico ao invés de um escopro na extração da pedra, remetendo deste modo a fase de utilização da pedreira para a época Contemporânea.

Considerando os resultados desta intervenção, preconizou-se como medida de minimização o acompanhamento arqueológico na área afeta à construção da albufeira sempre que se verificassem trabalhos com remoção de terras.

 

Cofinanciado por: