Circuito Hidráulico Amoreira-Caliços, Monte dos Cotéis 3
O sítio arqueológico do Monte dos Cotéis 3 foi intervencionado no âmbito da execução do Circuitos Hidráulicos Amoreira-Caliços e Caliços-Machados. Realizados de Agosto a Novembro de 2012, estes trabalhos corresponderam à escavação manual de 249,67 m², à decapagem mecânica de 3503,20 m² e ao levantamento topográfico de todos os vestígios identificados.
A intervenção revelou a existência de um edifício com uma planta composta por 4 compartimentos nos quais foram identificados vários conjuntos de buracos de poste e dois silos, assim como uma zona correspondente a um espaço exterior, onde foi intervencionada uma lixeira que se estendia por toda a zona sul exterior ao edificado. Em termos cronológicos, esta ocupação pode ser enquadrada entre o século XVI e a primeira metade do XVII.
Associada a esta ocupação foi ainda identificada uma estrutura negativa de tipo “fosso” que se estendia por toda a zona a sul do edifício, com uma orientação E-W, de paredes e base muito irregulares e cerca de 0.30 m de profundidade média, cujo enchimento revelou a existência de materiais de cronologia moderna. É provável que a sua funcionalidade esteja relacionada com o escoamento de água pluviais que se concentrariam no topo deste cabeço, onde se localiza a área habitacional.
Ao longo desta estrutura foram ainda identificadas estruturas negativas de tipo “fossa” de perfil afunilado, sem qualquer tipo de material arqueológico associado. Uma vez que estas fossas se situam ao longo de toda a extensão da estrutura tipo “fosso”, e sempre a Norte da mesma, é plausível que estejam enquadradas cronologicamente no mesmo âmbito desta última, embora não tenha sido possível aferir a sua funcionalidade.