Palácio Vila Garcia, Lisboa
No seguimento de contato prévio estabelecido, a ERA-Arqueologia apresentou, em 2017, uma proposta de metodologia de desmontagem e montagem da escadaria do alçado nascente do edifício A existente no Palácio Vila Garcia, em Lisboa. Esta foi realizada a partir de observação in situ e com base na experiência em trabalhos similares da equipa envolvida na elaboração da mesma.
Na sequência dos trabalhos de construção civil a decorrer, seria necessário proceder à desmontagem da zona superior da escadaria de acesso ao edifício A. A escadaria é composta por dois acessos laterais, constituídos por um primeiro conjunto de 6 degraus de comprimento maior, que vão estreitando em sentido ascendente. Estes degraus sobem para um primeiro patamar intermédio, de onde arrancam os degraus de acesso ao edifício, feito por outro patamar. Toda a escadaria é ladeada por uma balaustrada.
Pretendia-se, com efeito, fazer o desmonte do nível superior da escadaria, nomeadamente, patamar de acesso ao edifício e respectivo corrimão e balaustrada, com montagem dos mesmos elementos, após trabalhos de construção civil. Na sequência de análise exaustiva das realidades a intervencionar e com base em documentação gráfica, o plano de desmonte consistiria nas seguintes etapas: preparação dos trabalhos; desmontagem dos elementos; transporte e acondicionamento.
Os trabalhos seriam realizados em duas fases distintas: uma primeira de desmonte e acondicionamento (em local a definir pelo cliente) e uma segunda de montagem dos elementos e tratamento.