IC19 Nó do Cacém - Via Coletora Ramo B
Esta intervenção enquadrou-se na obra de alargamento do ramo do IC19 à EN249-3, nó do Cacém, sentido Sintra-Lisboa, na entrada para a rotunda de acesso à EN249-3, onde se procederia ao alargamento para as duas faixas de trânsito no referido acesso. Adjudicada à ERA-Arqueologia pela Nortejuvil – Sociedade de Construções, Lda., decorreu entre os dias 20 de Novembro de 2017 e 20 de Fevereiro de 2018.
Os trabalhos consistiram no acompanhamento da terraplanagem da zona mais a Norte e mais a Este do talude junto ao nó do Cacém, assim como do acompanhamento do corte do atual talude e abertura de uma vala no seu seguimento, para construção de um muro de sustentação de terras e suas fundações junto à berma Sul do IC19.
A nível estratigráfico observou-se na área da berma Sul do IC19 a existência inicial de depósitos de aterro, seguida da antiga camada de superfície, observando-se na parte inferior da escavação vários depósitos de origem natural, de características argilosas, e o próprio substrato geológico de calcário. Quanto à área submetida a terraplanagem na extremidade Este do talude, observava-se a existência inicial de um depósito vegetal, seguida da presença de aterros de cronologia contemporânea, que se sobrepunham ao substrato geológico de calcário.
Não foram encontrados quaisquer vestígios arqueológicos.
Face ao exposto, considerámos que foram cumpridos todos os pressupostos apresentados durante o pedido de autorização dos trabalhos arqueológicos. Todavia, aditou-se que quaisquer trabalhos futuros careceriam da presença da equipa de arqueologia devido a esta área se situar na zona de proteção do sítio arqueológico de Colaride.