Boqueirão dos Ferreiros, Lisboa
A ERA executou trabalhos de conservação e restauro sobre o seguinte elemento patrimonial: pintura mural atribuída ao arquiteto Álvaro Siza Vieira, em edifício de construção do séc. XX, situado no Boqueirão dos Ferreiros, 11, em Lisboa. Apresenta-se assinada e datada no canto inferior esquerdo: AS 02.
O objeto foi inicialmente realizado em dimensões maiores, estendendo-se a representação pelos planos laterais da parede central, nos contrafortes adjacentes. Com as necessidades inerentes à requalificação do edifício, a representação pintada cinge-se ao plano central da parede de fundo.
A pintura foi executada sobre um fundo negro com duas figuras representadas apenas pelo contorno de pinceladas feitas à mão livre a branco.
O tratamento realizado assentou sobretudo no carácter curativo e conservação, respeitando o original e tendo em conta princípios de intervenção mínima, preservação de materiais e estruturas existentes, adequando as técnicas e materiais a utilizar em obra, tendo em conta a reversibilidade e compatibilidade.
Considerando os problemas de impermeabilização da parede onde a pintura se encontra, por degradação da cobertura do edifício adjacente, será sempre necessária até à sua resolução a monotorização do estado de conservação, podendo vir a surgir a necessidade de pequenas intervenções conservativas.