Rua dos Correeiros, n.º 199 a 205, e Rua de Santa Justa, nº. 52 a 56, Lisboa
A intervenção desenvolvida na Rua dos Correeiros, n.º 199 a 205, e na Rua de Santa Justa, nº. 52 a 56, consistiu no estudo Arqueológico da área afeta à empreitada de Construção do “Hotel da Baixa”. Os dados obtidos com a abertura de 4 sondagens para inspeção estrutural permitiram a identificação de evidências da ocupação antrópica deste espaço desde o século XVI até à atualidade, sendo que pudemos organizar estes dados em 5 grandes momentos distintos.
O momento mais recente é a ocupação contemporânea como espaço comercial e armazém anexo, e ao qual se associam as valas para instalação de infraestruturas de saneamento e a colocação do piso em ladrilho hidráulico. Num segundo momento, algures no decorrer do século XIX terá ocorrido uma remodelação do espaço oitocentista, na qual inserimos a construção do alicerce, um reforço estrutural produzido posteriormente e a repavimentação do espaço com um piso em lajes de calcário. Estes trabalhos poderão estar relacionados com as obras referidas pela data de “1864” visível na porta do n.º 205 da Rua dos Correeiros.
As realidades arqueológicas predominantes correspondem ao processo de reconstrução pombalina, decorrido entre finais do século XVIII e inícios do século XIX. Os trabalhos permitiram verificar alguns vestígios relativos à ocupação moderna setecentista, entre os quais destacamos o poço, embora todos se encontrassem muito danificados ou alterados pelas fases posteriores. O restante corresponde a depósitos argilosos com cultura material do séc. XV, mas sem contextos preservados, como foi possível confirmar no acompanhamento para a execução da cave técnica e no piso -1.