Portinho do Forno, Bordeira, concelho de Aljezur
Os trabalhos de prospeção arqueológica subaquática efetuados, em 2017, no Portinho do Forno, freguesia de Bordeira, concelho de Aljezur, enquadraram-se no Projeto de Arranjo da Orla Costeira do Portinho do Forno. O estudo teve como objetivo identificar o impacte do projeto sobre o eventual património cultural submerso, nomeadamente arqueológico, existente na sua área de afetação.
Foram efetuadas prospeções visuais em mergulho e com detetor de metais na área de implementação do projeto (zona de criação de uma plataforma para o estacionamento a seco das embarcações) entre os -0.8 e os 0 metros de profundidade (ZH). Foi igualmente realizada a prospeção arqueológica terrestre na área de afetação do projeto, nomeadamente na estrada de acesso ao Portinho.
Durante os trabalhos não foram identificados quaisquer vestígios arqueológicos, embora se reconheça que a região apresenta elevado potencial histórico-arqueológico. Assim, os trabalhos não permitiram identificar impactos negativos, diretos e irreversíveis sobre património arqueológico na área de incidência do projeto.
Preconizou-se como medida de minimização genérica o acompanhamento arqueológico da obra.