Obras de Requalificação da Zona Ribeirinha de Mértola

No âmbito do empreendimento das Obras de Requalificação da Zona Ribeirinha de Mértola, estes trabalhos foram adjudicados pela Câmara Municipal de Mértola e decorreram, numa primeira fase, entre 7 de Setembro e 30 de Novembro de 2015, tendo a segunda fase sido realizada no dia 6 de Junho de 2016.

A fase inicial contemplou duas zonas tidas como prioritárias para o promotor da obra: A Zona 1 – Rio Tamujo/Varanda do Guadiana e a Zona 2 – Azenhas. Os trabalhos efetuados na Zona 1 promoveram a “beneficiação do acesso viário e pedonal ao “rio Tamujo”, o ordenamento dos usos e restauro ecológico do local”, enquanto na Zona 2 a “proposta assentou sobre a estrutura edificada existente, recuperando-a e equipando-a com mobiliário urbano”.

Estas zonas implicam a afetação de áreas que podem apresentar potencial arqueológico, já que se desenvolvem no perímetro de monumentos nacionais, aplicando-se-lhe o Regulamento do Plano de Salvaguarda e Valorização do Centro Histórico da Vila de Mértola, tendo como referentes as zonas de protecção à basílica e necrópole paleocristã.

Numa segunda fase realizaram-se trabalhos de acompanhamento arqueológico na Zona I – “Rio Tamujo” / “Varanda do Guadiana”, incidindo na construção de um cais com tirante ancorado a dois maciços em terra, sendo extensível à implementação do cais flutuante junto à rampa de Além Rio.

Durante os trabalhos realizados não foram detectados vestígios arqueológicos.

 

Cofinanciado por: