Rua da Padaria, 28 a 34, Lisboa
As sondagens arqueológicas realizadas no âmbito do projecto de conservação e alterações de edifício na Rua da Padaria, nºs 28 a 34, decorreram entre os dias 24 de Setembro e 1 de Outubro de 2015 ( sondagens subsolo), e 26 de Novembro a 9 de Dezembro (sondagens parietais).
Os dados evidenciados pelas sondagens parietais não revelaram informações inequívocas relativamente à identificação de um pano de muralha antigo inscrito nos actuais elementos parietais. No entanto, sobretudo as sondagens do piso térreo revelaram indícios de um aparelho construtivo robusto que se poderá constituir como uma materialização de uma estrutura defensiva entretanto obliterada por necessidades construtivas do anterior edificado.
No que respeita às sondagens realizadas no subsolo, as mesmas revelaram pré-existências cujos materiais não permitem recuar a períodos anteriores ao século XVII. Não obstante, a afectação provocada por infraestruturas contemporâneas poderá ter causado a obliteração de um contexto mais antigo para algumas das realidades estruturais identificadas. De igual modo, o facto de poderem existir realidades inerentes às últimas duas ou três centúrias não deverá ser entendido como vector de menor importância patrimonial, mas sim como um importante testemunho material que poderá ou não corroborar as fontes escritas.
Considerando que o projecto em análise não pretendia integrar alterações no edificado que implicassem afectações sobre o existente, considera-se que a implementação do actual projecto não colidiria com as realidades existentes. Assim, não se propuseram medidas de minimização adicionais para além da escavação integral dos contextos arqueológicos nas áreas onde não fosse possível aproveitar as valas já abertas para a implantação das infraestruturas existentes.