Rua das Gaivotas e Rua da Boavista, Lisboa

Os trabalhos arqueológicos realizados no âmbito da reabertura de vala para a colocação de rede de comunicações eletrónicas para suporte de TV, internet e voz na Rua das Gaivotas e na Rua da Boavista, Lisboa, decorreram entre os dias 4 e 15 de janeiro de 2016.

A sua escavação permitiu observar na maior parte do seu traçado o substrato geológico a cerca de 1 m de profundidade. Os níveis antropizados são associados ao pavimento da rua e do passeio e a níveis de aterro. Sob os primeiros 20 cm de pavimento encontram-se os níveis de aterro de regularização da superfície, que foram depositados sobre o substrato geológico composto por margas de tonalidade esverdeada.

Por último, ao longo do traçado da vala foram identificadas algumas valas contemporâneas associadas a infraestruturas de electricidade, gás, água e esgotos que cortam o substrato e alguns aterros. 

Os contextos observados correspondem apenas a níveis de aterro e valas contemporâneas. Apesar de distintas fases de construção, não se identificou qualquer contexto arqueológico preservado.

 

Cofinanciado por: