Escadinhas da Saúde e Escadinhas de S. Lourenço, Lisboa
Os trabalhos arqueológicos realizados no âmbito do “Plano de Acessibilidade Suave e Assistida à Colina do Castelo – Percurso Assistido da Mouraria” decorreram entre os meses de Janeiro 2017 e Agosto de 2018.
Tratou-se de um empreendimento que se desenvolveu em duas áreas distintas: as Escadinhas da Saúde, localizadas a poente, entre a Rua do Marquês de Ponte de Lima a Rua da Mouraria/Praça Martim Moniz e, a nascente, as Escadinhas de S. Lourenço, encaixadas entre a Rua da Costa do Castelo e o troço Noroeste da Muralha do Castelo de S. Jorge.
A primeira fase da obra na área das Escadinhas da Saúde implicou a substituição e desvio do sistema de saneamento existente que colidia com a construção da caixa das escadas rolantes. Assim, durante esta primeira etapa, o acompanhamento incidiu sobretudo no desvio de infraestruturas para se proceder à abertura de vala para o novo saneamento.
A detecção da estrutura correspondente à “Porta da Mouraria” levou a que a construção de uma caixa localizada na base das Escadinhas da Saúde fosse colocada em causa devido à exiguidade de espaço, tendo-se optado por uma outra solução técnica. Foram ainda identificadas, alvo de nota técnica e escavação manual, algumas estruturas de inícios da época moderna localizadas em frente ao número 8 das Escadinhas da Saúde.
Numa segunda fase, procedeu-se ao acompanhamento da escavação para execução da caixa das escadas rolantes que não revelou qualquer afectação em estratigrafia potencialmente preservada. No caso das Escadinhas de S. Lourenço, os trabalhos de arqueologia apenas permitiram a identificação de estruturas contemporâneas consistentes com a organização do espaço desta encosta.