A2 – Sublanço Grândola/Aljustrel
Estes trabalhos arqueológicos realizaram-se numa perspectiva de minimização de impactes sobre o património arqueológico eventualmente a afectar pela construção da A2 – Sublanço Grândola/Aljustrel. Levada a cabo em 1999, a intervenção enquadrou-se na proposta que a ERA Arqueologia apresentou e consistiu na realização de três sondagens arqueológicas efectuadas nos seguintes locais: Cerro dos Outeirões, Panasqueira e Atalaia.
Os objectivos visavam atingir uma correcta avaliação do potencial interesse científico e patrimonial dos sítios em questão, através da confirmação de possíveis ocupações humanas sugeridas pelas prospecções, do esclarecimento do espectro cronológico das ocupações e da identificação e caracterização de eventuais estruturas conservadas.
Porém, em todos os locais intervencionados verificou-se a escassez de materiais arqueológicos. Os dados de superfície e de escavação nos sítios de Cerro dos Outeirões, Panasqueira e Atalaia apontaram para ocupação ténues e sem relevo no registo arqueológico, e a sua caracterização cronológica precisa revelou-se impossível, parecendo corresponder a vestígios relativos à época moderna. Deste modo, não se justificou a continuação de trabalhos arqueológicos nos locais intervencionados, nem a tomada de outras medidas minimizadoras de impacte.