Bloco 10, Lameira 1, Alandroal
O sítio Lameira 1 localiza-se a cerca de 15 Km da vila do Alandroal, distrito de Évora. Perante a insuficiência de dados obtidos com trabalhos efectuados em 1998, no âmbito do Plano de Minimização de Impactes sobre o Património na área do regolfo de Alqueva, e a perspectiva de se poder identificar elementos concretos quanto à ocupação deste sítio, considerou-se pertinente a realização de nova campanha em 1999.
Assim, levada a cabo entre 26 de Abril e 7 de Maio, a segunda intervenção consistiu na caracterização tipológica, de modo a poder integrar este sítio no sistema de povoamento romano, na identificação e caracterização de estruturas existentes, dada a referência bibliográfica a estruturas à superfície, e na caracterização cronológica.
Porém, os resultados obtidos demonstraram uma realidade arqueológica pouco perceptível. As estruturas identificadas surgiram num elevado nível de destruição e os materiais cerâmicos eram na sua maioria incaracterísticos. À excepção de alguns fragmentos cerâmicos de cronologia seguramente romana, como as paredes finas ou a terra sigillata, a verdade é que não se identificaram dados arqueológicos de relevância neste sítio.