Sub-sistema do Ardila, concelhos de Moura e Serpa
Os concelhos de Moura e de Serpa são relativamente bem conhecidos pelo seu legado arqueológico, etnográfico e patrimonial, estando a presença humana desde a época paleolítica aos nossos dias patente um pouco por toda a região, sendo raras as propriedades que não apresentem vestígios arqueológicos.
Foi no âmbito de um estudo das Alternativas para a Adução às Manchas de rega situadas no sub-sistema do Ardila, nomeadamente das diversas albufeiras e respectivas barragens, estações elevatórias, condutas, canais e áreas de rega, que se propôs à ERA-Arqueologia o levantamento do Património Arqueológico e Histórico-Cultural para integrar o EPIA. Definiram-se como objectivos a identificação, localização e inventariação de elementos de interesse arqueológico, histórico, etnográfico e patrimonial na área em estudo, e a elaboração de um parecer técnico, incluindo a indicação de medidas de minimização.
Realizados entre os meses de Abril e Maio de 2001, e implicando pesquisa bibliográfica e documental e prospecções arqueológicas, os trabalhos permitiram confirmar a existência de 45 sítios, entre os 309 inventariados na mancha de rega, a serem afectados directamente na fase de construção e de exploração do sub-sistema do Ardila. De todas as barragens previstas apenas três abrangiam património conhecido, a saber, Serpa, Pias e Enxoé. A maioria dos sítios concentrava-se na área da barragem de Serpa, num total de 22 sítios. As barragens de Enxoé e de Pias afectavam 1 e 3 sítios.
A segunda maior concentração de património inventariado surgiu nas captações do Guadiana, totalizando 11 sítios. Os vários canais, condutas e túneis previstos afectavam 8 sítios. Verificou-se então que a quantidade e a distribuição dos sítios conhecidos, sobretudo ao longo do Guadiana e junto à vila de Serpa, era um reflexo do estado do conhecimento para esta região, sendo escassos os trabalhos efectuados entre a vila de Moura e as aldeias de Brinches e Pias e criando uma lacuna na leitura da cartografia de sítios conhecidos.