Acompanhamento Arqueológico em São Pedro, Campo Maior
Entre Julho e Agosto de 2001, a ERA Arqueologia efectuou o acompanhamento arqueológico de 10 sondagens mecânicas realizadas num terreno pertencente à Câmara Municipal de Campo Maior, localizado entre as Hortas de São Pedro e Quinta de São Pedro, aproximadamente a 200 metros para Nordeste do sítio romano de S. Pedro.
Esta acção decorreu da projecção da construção de um novo Bairro Social no local mencionado, tendo o Instituto Português de Arqueologia preconizado, como medida preventiva de minimização do impacte arqueológico deste empreendimento, a realização das referidas sondagens visando a caracterização e avaliação preliminar da estratigrafia no local e a eventual detecção de contextos arqueológicos.
Em cinco das sondagens mecânicas foram assinalados contextos arqueológicos indeterminados: 2 muros de alvenaria insossa, reutilizando cerâmica de construção romana; duas concentrações de tegulae; e uma concentração de blocos e calhaus de granito, resultante eventualmente de acção humana (derrube?). Nas outras cinco não foram detectados contextos arqueológicos conservados, sendo no entanto de registar a presença de material de construção romano, muito provavelmente em contexto de deposição secundária.
Face a esta amostragem, foram delineadas duas áreas com diferentes graus de afectação arqueológica e para as quais se propuseram medidas diferenciadas de minimização do impacte.