Bairro Alto, Lisboa
A empresa Atmosfera, S.A. adjudicou à ERA-Arqueologia o acompanhamento arqueológico nas ruas contíguas ao edifício em construção no Bairro Alto, Lisboa, designado por Páteo do Bairro Alto. Os trabalhos decorreram na Rua da Trombeta, na Travessa das Mercês e no atravessamento desta com a Rua da Rosa.
Realizada de 26 de Agosto a 7 de Setembro de 2002, esta intervenção teve como objectivo aferir a existência ou não de vestígios arqueológicos numa zona onde está documentada uma ampla ocupação residencial humana, pelo menos desde os Descobrimentos Portugueses.
Os trabalhos arqueológicos decorreram pela necessidade de implantação de tubagens da PT e da EDP, em subsolo, que faziam a ligação de um ramal de abastecimento ao edifício em construção. As outras duas valas para implantação de tubagens do gás e da água não foram acompanhadas pela equipa da ERA.
Ao longo da abertura de valas não detectámos realidades arqueológicas que suscitassem a interrupção de obra. Os depósitos observados durante os trabalhos correspondiam sobretudo à acumulação de detritos resultantes da edificação do novo prédio, sendo cortados ocasionalmente, por manilhas de grés e tubos de PVC.