São Francisco, Alcochete
A ERA-Arqueologia foi contratada pela empresa SPOC, Lda, promotora de um empreendimento imobiliário em São Francisco, em Alcochete, para proceder à escavação de três sepulturas identificadas no decorrer do acompanhamento arqueológico realizado na área de obra.
No decorrer dos trabalhos arqueológicos de escavação, foram identificadas onze sepulturas, das quais se intervencionaram sete, tendo sido exumados oito enterramentos e um ossário. Simultaneamente, a ERA procedeu ao acompanhamento arqueológico de três valas, no qual se identificaram mais seis sepulturas, tendo sido uma delas escavada.
Uma vez que não se recolheram materiais arqueológicos nos enterramentos escavados, não foi possível datar com rigor as inumações. No entanto, ao relacionarmos a necrópole com o Convento de S. Francisco ou com a Igreja da Sebonha, pôde-se situá-la cronologicamente entre os séculos XIII e XIX.
Com efeito, esta intervenção demonstrou que é possível articular o desenvolvimento urbano e o bem estar da comunidade com o registo e a salvaguarda do nosso património histórico, tendo sido cumpridos todos os procedimentos previstos e a legislação em vigor.