A7/IC5 - Sub-lanço Basto/Ribeira de Pena
A ERA-Arqueologia foi contratada pela empresa AGRI-PRO S.A. para realizar prospecções arqueológicas no âmbito do Estudo de Impacte Ambiental da A7/IC 5/IC 25 (lanço Fafe-IP3) - sub-lanço Basto/Ribeira de Pena.
Os trabalhos foram organizados em três etapas. A primeira foi realizada em gabinete, consistindo na recolha exaustiva de todos os dados disponíveis sobre o projecto de obra, de forma a facilitar a caracterização e a avaliação dos sítios de interesse patrimonial. A segunda consistiu na realização de prospecções arqueológicas sistemáticas no corredor do novo traçado; por fim, na última fase, foi elaborado o relatório final.
Nas prospecções realizadas não se identificaram sítios com interesse patrimonial. No entanto, a pesquisa bibliográfica efectuada e a leitura da topografia local sugeriram a existência de sítios com valor arqueológico e patrimonial nas imediações do traçado projectado.
Perante os resultados obtidos, considerou-se que não existia qualquer impedimento à concretização desta acessibilidade, desde que fossem cumpridas as medidas de minimização propostas, nomeadamente, o acompanhamento arqueológico durante o desenrolar deste empreendimento, quer na área de construção da via, quer na abertura de novos acessos ao local de obra, quer na zona de implantação dos estaleiros ou nas fontes de abastecimento de materiais consolidantes.