Plano de Perdas e Fugas - EPAL - Lisboa
A ERA-Arqueologia realizou o acompanhamento arqueológico na área afectada pelo Plano de Perdas e Fugas 15 (PPF 15) da EPAL para a melhoria da rede de distribuição de água de Lisboa, inserindo-se numa perspectiva de minimização de impactes decorrentes da remoção de terras no subsolo.
Os objectivos desta intervenção, efectuada entre 24 de Fevereiro de 2003 e 18 de Outubro de 2004, na Rua dos Caminhos de Ferro e outras, consistiram no acompanhamento permanente por um arqueólogo das acções que implicassem revolvimentos de terras, bem como a identificação, registo e caracterização de realidades arqueológicas pré-existentes.
Em consequência dos trabalhos em 4 frentes de obra foi possível identificar diversos vestígios com vários graus de interesse arqueológico e patrimonial. No que concerne aos achados arqueológicos identificados, estes foram alvo de registo gráfico, fotográfico e descritivo.
Na maioria dos casos as medidas de minimização consistiram no registo das estruturas, bem como a sua protecção com geotêxtil. Dado o reduzido valor patrimonial e as escassas cronologias obtidas (século XIX/XX) para as estruturas afectadas pela empreitada, foi obtida autorização, pelo Instituto Português de Arqueologia, para o desmonte das mesmas após a sua caracterização e respectivo registo.