Perímetro de Rega dos Minutos

De entre as várias obras que decorreram no âmbito da construção do Perímetro de Rega dos Minutos, a ERA-Arqueologia acompanhou, no decurso de cerca de um ano, as Frentes A2 Norte, A2 Sul, A1 e B2, relativas à implantação das condutas da Rede de Rega do Aproveitamento Hidroagrícola dos Minutos.

Sendo este ano divisível em duas fases, a primeira corresponde ao período entre 13 de Maio de 2002 a 13 de Setembro de 2002, em que não foi assegurado acompanhamento arqueológico permanente, e a segunda entre 16 de Dezembro de 2002 e 15 de Maio de 2003. Estes trabalhos visaram a minimização de eventuais impactes da referida obra, tendo como objectivos específicos evitar a destruição de vestígios arqueológicos e proceder ao seu registo, descrição e avaliação.

A intervenção permitiu identificar novos sítios arqueológicos, cada qual com diferente grau de impacte por parte da obra e implicando diferentes medidas de minimização, tanto as tomadas no decorrer dos trabalhos de acompanhamento, como em relação a futuros trabalhos de obra com afectação do subsolo.

Os sítios identificados corresponderam sobretudo à presença de materiais arqueológicos em contexto de deposição secundária, muitas vezes resultante de arrastamentos pela acção da lavoura mecânica, pelo que o impacte da obra não teria sido significativo. A cronologia dos materiais recolhidos revelou-se indeterminada, romana ou posterior e do Bronze Final/Idade do Ferro.

 

Cofinanciado por: