Projecto POTOR, Povoado da Torre, Cacia
Este projecto de investigação, designado por POTOR, teve como objectivo avaliar o potencial arqueológico do Povoado da Torre (Cacia) – no contexto da rede de povoamento da região do Baixo Vouga e no âmbito da ocupação romana do território português – dando sequência a uma série de trabalhos arqueológicos realizados pela ERA, em Cacia, desde Janeiro de 1999.
Assim, no decorrer de sete sondagens realizadas no sítio da Torre não foram identificados contextos arqueológicos preservados, verificando-se que grande parte do topo do cabeço teria sido fortemente afectada pela extracção de saibro que aí ocorreu durante várias décadas.
Não obstante, foi registada a presença de alguns materiais que apontaram para a ocupação do cabeço em época romana tardia, como sejam alguns vidros e fragmentos de sigillata (embora aparecessem descontextualizados). Contudo, o objectivo de elaborar um quadro de caracterização diacrónica de ocupação do espaço da Torre revelou-se, na área sondada, impossível de concretizar.
No entanto, tal facto não invalidaria que noutras áreas não sondadas do outeiro se encontrassem contextos arqueológicos preservados. Por este motivo considerámos pertinente, no âmbito das acções para 2004, proceder à realização de prospecções geofísicas no outeiro da Torre, caso se reunissem condições institucionais e orçamentais.
Dando sequência aos trabalhos de campo realizados em 2003, proceder-se-ia, em 2004, aos estudos da cerâmica comum e das cerâmicas finas, assim como dos vidros, e às análises paleoambientais propostas.