Rua da Misericórdia, nº 32 a nº 40
A empresa DaCruz Construções, Lda contratou a ERA-Arqueologia com a finalidade de ser realizado um parecer técnico sobre o impacte patrimonial provocado pelo projecto de reabilitação do prédio nº 32 a nº 40 na Rua da Misericórdia (Lisboa).
Após a limpeza do entulho e da terra solta existente nas traseiras do prédio, identificou-se um segmento da muralha fernandina, que se encontrava sobreposto por vários edifícios, alguns deles já destruídos, que devem ter sido erguidos depois do terramoto de 1755. Por outro lado, constatou-se a implantação da estrutura de aço do futuro edificado, tal como a abertura de um espaço destinado à caixa de elevador.
Perante os vestígios da antiga cerca de Lisboa, considerou-se que o impacte patrimonial decorrente da obra em curso era negativo, devendo ser asseguradas um conjunto de medidas de minimização de natureza arqueológica, dada a necessidade de registar e conhecer melhor este segmento da muralha e toda a sequência de construções realizadas na área abrangida pelo actual projecto.
A título de exemplo, uma das soluções de minimização do impacte negativo na muralha consideradas assentava nas seguintes acções: registo arqueológico da muralha e do edifício envolvente; diagnóstico do estado de conservação da muralha e apresentação de soluções para a sua conservação e restauro; e preservação do actual troço da muralha e encerramento da sua estrutura numa caixa de betão.