Rua da Misericórdia, nº 32 a nº 40 (2ª intervenção)
Contratada pela empresa DaCruz Construções, Lda., a ERA-Arqueologia realizou sondagens para a minimização do impacto arqueológico negativo provocado pelo empreendimento imobiliário do nº 32 a nº 40 da Rua da Misericórdia, visando o registo gráfico e a limpeza do troço da muralha fernandina, identificado no pátio do antigo edifício.
Nas duas sondagens realizadas no interior do prédio registaram-se três fases de construção. A análise da estratigrafia e dos materiais arqueológicos revelou que o nível mais recente poderia estar relacionado com a última fase de utilização; o nível intermédio poderia ser associado a uma reformulação arquitectónica posterior ao terramoto de 1755, enquanto que o nível mais antigo poderia corresponder aos vestígios de um edifício anterior ao terramoto.
Após a conclusão dos trabalhos, considerou-se que este sector podia ser desbloqueado para o prosseguimento das obras necessárias à construção, embora fosse necessário fazer o acompanhamento arqueológico das escavações a realizar no subsolo, com o propósito de abrir valas para o saneamento básico, telecomunicações, etc.
A limpeza exaustiva das estruturas identificadas nas traseiras do edifício e a remoção de alguns depósitos de formação moderna e contemporânea demonstraram que a estrutura original foi muito danificada. Perante as referências escritas e cartográficas existentes sobre a muralha fernandina, e face aos dados recolhidos nestes trabalhos, considerou-se estarmos perante um segmento muito destruído daquela cerca medieval, sendo necessário preservar o pouco que restava da sua composição original.