Pedreira de Areia de Arapouco, Alcácer do Sal
Estes trabalhos arqueológicos enquadraram-se no contexto do Estudo de Impacte Ambiental da área a afectar pelo alargamento da Pedreira de Areia de Arapouco, na freguesia de Santiago, concelho de Alcácer do Sal, avaliando-se o impacte da mesma no que respeita ao património construído e arqueológico.
O concelho de Alcácer do Sal teve ocupação desde a Pré-História, que se reflecte no elevado número de sítios arqueológicos identificados. A região em causa assumiu grande importância ao longo de várias épocas, atestada pela presença de um vasto património arqueológico e arquitectónico um pouco por todo o concelho.
Assim, os trabalhos de campo foram antecedidos de um levantamento bibliográfico e documental de modo a confirmar ou relocalizar elementos de interesse histórico, arqueológico, etnográfico e patrimonial identificados. Não foram encontradas referências para a área em questão, facto esse que veio a ser confirmado pela prospecção sistemática realizada.
Como medidas de minimização, sugeriram-se acompanhamento arqueológico e acções de formação junto dos técnicos, encarregado e director da Pedreira.