Ponte dos Ingleses - Barragem de Óbidos
As acções realizadas no sítio Ponte dos Ingleses, localizada em A-dos Negros, Óbidos, na margem esquerda do Rio Arnóia, resultaram da elaboração de um conjunto de medidas de minimização, predefinidas no âmbito da apresentação do Relatório de Prospecções Arqueológicas na Barragem de Óbidos, aprovado pelo Instituto Português de Arqueologia.
Foi possível pela caracterização deste imóvel fazer coincidir vários itens do modus fazendi romano para este tipo de estruturas. No entanto, não se revelou fácil proceder ao seu enquadramento cronológico inequívoco, sendo consensual que estas estruturas continuaram a ser utilizadas em épocas posteriores como a Alta Idade Média, com persistentes transformações ao longo de uma extensa diacronia de utilização.
Até há relativamente pouco tempo foi possível constatar o uso a que estas construções estiveram sujeitas. Assim, para um enquadramento cronológico-cultural mais rigoroso desta realidade, seria necessário cruzar dados materiais/estratigráficos provenientes da intervenção que propusemos que se fizesse junto ao local onde detectámos um lajeado, com as informações disponíveis então a propósito da rede viária romana.