A13 - Sublanço Almeirim/Salvaterra de Magos - Pinheirocas 2

Realizada no âmbito da construção da autoestrada A13, sublanço Almeirim/Salvaterra de Magos, esta intervenção consistiu na avaliação e diagnóstico do impacto do traçado sobre o sítio Pinheirocas 2, no sentido de determinar a necessidade da aplicação de medidas minimizadoras de maior amplitude.

Visou-se sobretudo a identificação e caracterização de contextos arqueológicos, bem como fazer uma avaliação do seu valor patrimonial e científico, no sentido de decidir se os trabalhos realizados seriam suficientes ou insuficientes como medida de mitigação de impacte. Para o efeito foram realizadas seis sondagens no sítio de Pinheirocas 2, localizado sobre um depósito de areias de possível origem fluvial, numa área total de 90 m2.

Sondagem.

No decorrer dos trabalhos, entre 21 de Setembro e 27 de Novembro de 2004, foram recolhidas mais de cinco mil peças arqueológicas e foram identificadas cinco concentrações de seixos fragmentados (termoclastos), interpretadas como eventuais estruturas de combustão. O estado de conservação do material arqueológico não indicou ter sido sujeito a um processo de arrastamento muito longo, sendo possível que se encontrasse in situ.

Mediante uma análise tipológica dos artefactos recolhidos, foi possível integrar este sítio num momento do Paleolítico Superior, mais especificamente no Magdalenense antigo e Solutreo-gravetense, embora tenham sido recolhidos artefactos de períodos anteriores, nomeadamente do Solutrense.

Cofinanciado por: