Praça Praia do Bom Sucesso nº 7, 9 e 11
Os trabalhos arqueológicos realizados na Praça Praia do Bom Sucesso nº 7, 9 e 11, na freguesia de Santa Maria de Belém, em Lisboa, foram adjudicados à ERA-Arqueologia pela Incentinveste – Imobiliária e Investimentos, Lda., e realizados entre 17 de Fevereiro e 3 de Março de 2005. A área de afectação deste empreendimento habitacional localiza-se em propriedade anexa ao Convento do Bom Sucesso, fundado na 1ª metade do século XVII.
Desta intervenção constou a realização de 4 sondagens tipo poço. Estas visaram diagnosticar e avaliar o potencial cientifico e patrimonial dos contextos arqueológicos presentes na área de afectação do projecto, para a qual se previa importantes trabalhos de movimentação de terras.
As realidades observadas na maioria dos poços pareceram estar associadas ao período em que funcionou na Praça Praia do Bom Sucesso a fábrica de moagem do Bom Sucesso, que a partir de 1907 foi sendo consecutivamente comprada, acabando por pertencer à Companhia Industrial de Portugal e Colónias, mais tarde denominada A Nacional.
Com base nos vestígios analisados, considerou-se que o acompanhamento arqueológico a realizar aquando das movimentações de terra nesta área seria suficiente para minimizar impactes que a obra viesse a causar nos contextos detectados, não havendo impedimento à realização da empreitada.