Faião, Sintra (Sondagens de diagnóstico)
A ERA-Arqueologia levou a cabo o diagnóstico prévio do potencial arqueológico de um terreno localizado em Faião (Terrugem/Sintra), face a uma futura intervenção no local decorrente de um projecto de cariz imobiliário promovido pela Ambermédia, Lda. Os trabalhos de campo decorreram entre 14 e 28 de Junho de 2005.
Das áreas sondadas, num total de 18, apenas em duas se verificou a presença de estruturas. No primeiro caso, de um sistema de drenagem de águas pluviais utilizado nesta região para impedir a acumulação de água nos terrenos agrícolas de cota mais baixa. Na segunda ocorrência, registou-se o que pareceu um muro, mas que, não possuindo contextos associados distintos do identificado nas outras sondagens, e por informação oral, podia também corresponder a uma estrutura relacionada com este sistema de drenagem.
O espólio recolhido correspondeu, na sua maioria, a pequenos fragmentos de telha de meia cana grosseira e a cerâmica comum, encontrando-se misturados, embora em menor percentagem, com fragmentos de faiança e cerâmica vidrada. Cronologicamente estes elementos enquadraram os contextos escavados no período moderno/contemporâneo, sendo que a recolha de três fragmentos de terra sigillata foi realizada em contextos onde também se encontraram elementos como faianças e líticos.
Quanto à limpeza realizada na área B, avançou-se que esta corresponderia a uma zona de afloramento natural onde os habitantes locais recorreriam para a extracção de pedra, não parecendo existir indícios de uma colocação intencional dos monólitos, que apenas apresentaram marcas relacionadas com as perfurações efectuadas para a sua quebra.