Hospital Ortopédico de Sant’Ana, Parede
A ERA-Arqueologia levou a cabo acções de conservação e restauro sobre os peitoris das janelas da ala sudoeste do Hospital Ortopédico de Sant’Ana, localizado na Parede, concelho de Cascais. Estes trabalhos foram adjudicados pela referida instituição, após solicitação por parte desta de orçamento, tendo sido realizados durante o Inverno de 2006/2007.
Visou-se a recuperação dos referidos bens através de acções que minorassem os processos de degradação em curso. A concretização dos objectivos envolveu, de um modo geral, acções de limpeza e remoção de produtos nefastos, consolidações, restauros e protecções, realizadas em simultâneo com o registo sistemático dos trabalhos.
Todos os elementos se apresentavam bastante degradados. Os problemas identificados relacionavam-se não só com o meio ambiente em que se encontravam as cantarias, mas também devido a intervenções relacionadas com a utilização do espaço, como seja a introdução de inúmeros elementos metálicos de ferro.
Do ponto de vista da conservação e restauro, os objectivos foram concretizados, tendo os peitoris sido recuperados na sua totalidade, ou seja, lado interno e externo. As acções realizadas permitiram criar situações de referência, que poderiam ser avaliadas ao longo do tempo, e programar intervenções menos onerosas ao nível de prazo e custo.